top of page

Blog da Yapoli

Você sabe quais são as tendências de plataformas DAM até 2028?

Atualizado: 20 de nov. de 2023


Você sabe quais são as tendências de plataformas DAM até 2028?
Tendências de plataformas DAM até 2028

A empresa de pesquisa de mercado MarketsandMarkets™ publicou recentemente um relatório prognóstico global do mercado de gestão de ativos digitais para o ano de 2028. Quem atua na área sabe que cinco anos é praticamente nada diante da evolução constante do setor.


Com base nesse relatório, separamos as principais tendências de plataformas DAM até 2028.


Assim você consegue analisar se a plataforma que gerencia seus ativos está preparada ou atende ao que as demandas das corporações em todos os segmentos vêm exigindo em termos de tecnologia, experiência do usuário e segurança.

Se você não está familiarizado com o tema sugerimos a leitura de 2 artigos – um que fala o que é o DAM (do acrônimo Digital Asset Management) e outro que explica diferença entre plataforma DAM e plataforma de Armazenamento de Arquivos para você entender quais as diferenças básicas de cada uma e quando o DAM é a melhor opção no seu segmento.

Se você já entende esses conceitos vamos às tendências DAM para 2028. O mercado de Gestão de Ativos Digitais (DAM) está avaliado em USD 4,7 Bilhões em 2023 e a expectativa é que ele alcance USD 8,7 Bilhões até 2028 a um CAGR (Compound Annual Growth Rate – taxa de crescimento anual composta) de 13%.


1. Foco em melhorar a experiência digital do consumidor Usabilidade acima de qualquer coisa. Esta é a palavra-chave de tudo o que as organizações têm feito para interagir com consumidores. A usabilidade é uma parte vital do serviço ao cliente. Se o seu produto for difícil de usar, significa que você está oferecendo um serviço ruim ao cliente e as pessoas não vão se engajar com seu produto. Usabilidade aqui não é só facilidade de uso ou um design bonito mas sim toda a jornada, não só do usuário mas do cliente, quando ele busca pela sua empresa ou produto, como ele contacta você para comprar ou até mesmo obter suporte e a usabilidade que ele encontra em todas as funcionalidades. É garantia de um bom LTV (Life-Time Value – valor do tempo de vida do cliente).


2. Tecnologia não pode jamais ser um limitante Dá para imaginar o número de plataformas, aplicativos e tecnologias existentes hoje? E o quanto elas irão crescer ou quando novos formatos e/ou padrões serão criados em 5 ou 10 anos? Com esse cenário as organizações necessitam garantir que tecnologias diferentes conversem entre si mais do que nunca. Isso reduziria, e muito, os trabalhos manuais. Exemplo: a cada nova publicação sua equipe precisa fazer o download de alguns arquivos e enviá-los ao CMS. Ela precisa fazer isso manualmente ou conexões entre essas plataformas via API podem economizar o tempo de upload e download manual, além de garantir relatórios e históricos? O DAM deverá garantir isso.


3. Facilidade na palma da mão (ou de qualquer coisa) Mais uma estatística para mostrar a tendência. Os analistas da International Data Corporation (IDC) preveem que o número de dispositivos IoT conectados chegará a 55,7 bilhões até 2025, dos quais 75% ou 41,6 bilhões serão conectados a uma plataforma IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) e, aos celulares e tablets, somar-se-ão bilhões de outros dispositivos inteligentes onde nossos arquivos digitais poderão ser facilmente acessados ou encontrados. E como isso acontece? Com o uso de APIs com recursos avançados de integração oferecidos pelo setor de tecnologia para unir plataforma, ferramentas de terceiros e dispositivos IoT.


4. Cloud continuará como prioridade Segundo uma pesquisa encomendada pela Oracle™, até 2025 as corporações terão migrado de seus data-centers locais para a nuvem 80% de todas as cargas de trabalho empresariais e de missão crítica e, muito provavelmente, essas organizações moverão também seus arquivos de mídia neste movimento. Se o custo tecnológico de processamento e armazenamento aumenta à medida que aumentam os volumes de produção de ativos digitais (de todos os formatos) então, para manter tudo localmente a conta não fecha. Segundo o Gartner, a receita de “Public Clouds” deve crescer 20,7% num total de USD 591,8 Bilhões em 2023!


5. Muito além de auto-tagging O mercado pede algo muito além do auto-tagging uma vez que a inteligência artificial está se tornando fortemente predominante no setor de DAM e pode ajudar em tarefas como buscas diferenciadas, transcrição da fala, reconhecimento de emoções nas imagens do rosto ou da fala, detecção de várias condições nas imagens, verificação da identidade, sinalização de erros em documentos legais e leitura labial. Inteligência Artificial (IA) será padrão em 2028 nas plataformas DAM. Quem não usar não sobreviverá.


6. Segurança rumo à confiança digital com escalabilidade garantida Em 2010, foi introduzido um novo paradigma chamado Zero Trust, um conceito de segurança que se baseia na crença de que as organizações não devem confiar em nada fora da rede e deve verificar tudo o que está tentando se conectar aos seus sistemas antes de conceder acesso. Mas isso está mudando porque as empresas começam a entender que a confiança é o fator mais importante em que construímos para cada interação que temos com um cliente. A plataforma DAM terá de garantir a segurança sem criar entraves na usabilidade, assegurando a escalabilidade para o negócio.


7. O mercado varejista investirá pesadamente em DAM No cada vez mais competitivo mercado varejista, as campanhas de marketing são muito beneficiadas pelo uso do DAM e usá-lo também facilita muito a gestão da criação e distribuição de seus produtos e dimensiona melhor seus inventários, a fim de minimizar a ocorrência de erros que afetem as margens. Isso tudo faz com que haja economia de tempo e dinheiro e uma melhora nos fluxos de caixa das organizações. 8. A jornada de compra do consumidor está mudando. Sério? Aqui não vamos falar da usabilidade da plataforma para o usuário, mas sim a mudança no modo dele interagir pessoalmente com a plataforma. Mais números? Uma pesquisa da Juniper Research estima que as interações com chatbots superem os 10 bilhões ao ano para 2027! Próximo passo: BOTs vendedores? Quem sabe…


Se você tem outras tendências para plataformas DAM em 2028 vamos conversar sobre isso… escreva para nós… letstalk@yapoli.com


Descubra a Yapoli:

Uma plataforma inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais para as corporações de forma segura, prática, rápida e mensurável.


bottom of page