Transformação digital: Jornada e Experiência

Tempo de leitura: 4 minutos

Está sem tempo? Leia o resumo.

– Jornada e Experiência são compostas de três alavancas imprescindíveis para que grandes corporações se transformem digitalmente.
– Conteúdo é todo e qualquer material digital produzido por sua equipe. A Yapoli otimiza processos, tornando a produção e distribuição de conteúdo mais rápida, inteligente, com base em insights de performance.
– A Yapoli torna a experiência do usuário, Usabilidade, simples e rápida fazendo a distribuição de imagens e vídeos de acordo com o formato de cada canal.
– Performance mensurada por meio de integrações com outras plataformas e AI, extraindo informações de cada material, possibilitando saber como cada um está performando em cada momento da jornada do consumidor. Gerando insights para criação de novas peças.

Índice

1. Otimização do processo de criação de conteúdos
2. Conteúdos orientados à usabilidade
3. Mensurando performance e engajamento de imagens e vídeos


Chegamos ao último artigo da série Transformação Digital: 9 alavancas rumo à liderança digital das grandes corporações. Ao longo desta jornada nos guiamos pelo estudo DMR – Digital Marketing Readiness – realizado em 2019, numa parceria entre a McKinsey e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), que originou o artigo O Estado do Marketing Digital no Brasil: 14 alavancas para atingir a maturidade

Dele extraímos e analisamos as 4 dimensões: Pessoas, Processos e Cultura; Dados e Tecnologia; Investimento e Mensuração; e hoje falaremos sobre Jornada e Experiência, completando o ciclo. 

Vamos lá? 

A dimensão Jornada e Experiência, avalia a forma como o cliente se identifica e interage com a marca, por aqui vamos encará-la de uma forma um pouco diferente. Vamos refletir sobre as três alavancas que são imprescindíveis para as grandes corporações se tornarem líderes digitais e como a Yapoli atua em cada uma dessas frentes, são elas: Conteúdo, Usabilidade e Performance.

Vejamos no detalhe:

1) Otimização do processo de criação de conteúdos

Afinal, o que é conteúdo?

Por definição, substantivo masculino
1.aquilo que ocupa, parcial ou totalmente, o espaço em algo.

Pensou na quantidade de fotos armazenadas no seu celular? Na nuvem? No HD externo? Faz alguma ideia, em números, de quanto espaço elas ocupam? Analisando mais profundamente, você imagina quantas são do seu cachorro? De uma paisagem? De uma viagem? 

Tratemos de trazer essa reflexão para o cenário de grandes corporações. 

Você consegue mensurar a quantidade de arquivos produzidos em campanhas de anos anteriores? Documentos digitalizados? Quais peças foram efetivas e precisam continuar armazenadas?

Conteúdo pode ser aquela peça criativa para campanhas off-line e on-line, documentos, contratos, plantas, imagens, vídeos etc. Enfim, todo e qualquer material digital produzido por sua equipe ou por terceiros. 

A Yapoli automatiza os processos de produção e distribuição dos conteúdos de sua corporação, tornando-os mais rápidos, inteligentes e efetivos, pois são gerados a partir de insights de performance extraídos das próprias peças produzidas. Ou seja, a Yapoli ajuda sua equipe a saber qual peça, em que momento e em qual canal.

2) Conteúdos orientados à usabilidade

Agora você já sabe o que é conteúdo, a usabilidade é definida como experiência do usuário conforme ele interage com a marca ou com o produto através de suas interfaces, seja um outdoor, aplicativo ou uma assistente virtual – por exemplo, a Alexa. 

Por meio da Yapoli, a distribuição dos ativos digitais (conteúdos) acontece de acordo com o formato, device e particularidade de cada canal de comunicação de sua empresa, em cada momento da jornada do seu consumidor

3) Mensurando performance e engajamento de imagens e vídeos

Por meio de IA e de integração a outras plataformas digitais utilizadas, que fazem parte do ecossistema da corporação (por exemplo, aplicativos, e-commerce, DSPs etc.) a Yapoli é capaz de mensurar a performance e extrair informações de cada material digital em cada momento da jornada do consumidor, gerando insights para a criação de novas peças baseadas em dados, tornando-as muito mais efetivas.

A Yapoli, como DAM, se posiciona como um meio no ecossistema digital das grandes corporações levando governança e gestão para toda a cadeia de comunicação.

Esperamos que ao longo dos cinco artigos dúvidas e questionamentos tenham sido sanados, bem como esperamos ter inspirado grandes reflexões sobre o momento de sua empresa nessa jornada. A transformação digital bate à porta, grandes corporações podem contar com a Yapoli para acelerá-la rumo à liderança digital.

A Yapoli é uma plataforma DAM (Digital Asset Management) inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais para a indústria de forma simples, segura, prática, rápida e, principalmente, mensurável.