top of page

Blog da Yapoli

Transformação digital: Jornada e Experiência

Atualizado: 16 de nov. de 2023


Transformação digital: Jornada e Experiência
Transformação digital: Jornada e Experiência

Está sem tempo? Leia o resumo.

 

Chegamos ao último artigo da série Transformação Digital: 9 alavancas rumo à liderança digital das grandes corporações. Ao longo desta jornada nos guiamos pelo estudo DMR – Digital Marketing Readiness – realizado em 2019, numa parceria entre a McKinsey e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), que originou o artigo O Estado do Marketing Digital no Brasil: 14 alavancas para atingir a maturidade


Dele extraímos e analisamos as 4 dimensões: Pessoas, Processos e Cultura; Dados e Tecnologia; Investimento e Mensuração; e hoje falaremos sobre Jornada e Experiência, completando o ciclo.


Vamos lá?


A dimensão Jornada e Experiência, avalia a forma como o cliente se identifica e interage com a marca, por aqui vamos encará-la de uma forma um pouco diferente. Vamos refletir sobre as três alavancas que são imprescindíveis para as grandes corporações se tornarem líderes digitais e como a Yapoli atua em cada uma dessas frentes, são elas: Conteúdo, Usabilidade e Performance.


Vejamos no detalhe:


1) Otimização do processo de criação de conteúdos

Afinal, o que é conteúdo?

Por definição, substantivo masculino 1.aquilo que ocupa, parcial ou totalmente, o espaço em algo.

Pensou na quantidade de fotos armazenadas no seu celular? Na nuvem? No HD externo? Faz alguma ideia, em números, de quanto espaço elas ocupam? Analisando mais profundamente, você imagina quantas são do seu cachorro? De uma paisagem? De uma viagem?


Tratemos de trazer essa reflexão para o cenário de grandes corporações.


Você consegue mensurar a quantidade de arquivos produzidos em campanhas de anos anteriores? Documentos digitalizados? Quais peças foram efetivas e precisam continuar armazenadas?


Conteúdo pode ser aquela peça criativa para campanhas off-line e on-line, documentos, contratos, plantas, imagens, vídeos etc. Enfim, todo e qualquer material digital produzido por sua equipe ou por terceiros. 


A Yapoli automatiza os processos de produção e distribuição dos conteúdos de sua corporação, tornando-os mais rápidos, inteligentes e efetivos, pois são gerados a partir de insights de performance extraídos das próprias peças produzidas. Ou seja, a Yapoli ajuda sua equipe a saber qual peça, em que momento e em qual canal.


2) Conteúdos orientados à usabilidade

Agora que você já sabe o que é conteúdo, a usabilidade é definida como experiência do usuário conforme ele interage com a marca ou com o produto por meio de suas interfaces, seja um outdoor, aplicativo ou uma assistente virtual – por exemplo, a Alexa. 


Por meio da Yapoli, a distribuição dos ativos digitais (conteúdos) acontece de acordo com o formato, device (dispositivo) e particularidade de cada canal de comunicação de sua empresa, em cada momento da jornada do seu consumidor


3) Mensurando performance e engajamento de imagens e vídeos

Por meio de Inteligência Artificial (IA) e de integração a outras plataformas digitais utilizadas, que fazem parte do ecossistema da corporação (por exemplo, aplicativos, e-commerce, DSPs etc.) a Yapoli é capaz de mensurar a performance e extrair informações de cada material digital em cada momento da jornada do consumidor, gerando insights para a criação de novas peças baseadas em dados, tornando-as muito mais efetivas.


A Yapoli, como DAM, se posiciona como um meio no ecossistema digital das grandes corporações levando governança e gestão para toda a cadeia de comunicação.


Esperamos que ao longo dos cinco artigos dúvidas e questionamentos tenham sido sanados, bem como esperamos ter inspirado grandes reflexões sobre o momento de sua empresa nessa jornada. A transformação digital bate à porta, grandes corporações podem contar com a Yapoli para acelerá-la rumo à liderança digital.


A Yapoli é uma plataforma DAM (Digital Asset Management) inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais para as corporações de forma simples, segura, prática, rápida e, principalmente, mensurável.



bottom of page