Transformação digital: Dados e Tecnologia

Tempo de leitura: 3 minutos

Está sem tempo? Leia o resumo.

– Grandes corporações têm grandes desafios quando falamos de análise de dados e a possibilidade de gerar insights sobre eles, consequentemente melhorando processos.
– 58% das grandes corporações que fizeram parte do estudo DMR, estão ainda no nível Iniciante rumo à transformação digital.
– Integrar ferramentas, para assim combinar informações de terceiros com os ativos digitais próprios, é o que a Yapoli possibilita.


Chegamos ao terceiro artigo – de uma série de cinco – em que nos aprofundamos sobre a jornada das grandes corporações rumo à liderança digital. Hoje vamos entender as implicações da segunda dimensão mencionada no artigo “O Estado do Marketing Digital no Brasil: 14 alavancas para atingir a maturidade”, da McKinsey, a dimensão de Dados e Tecnologia. 

Mas antes, se você não viu os artigos anteriores onde começamos nossa análise sobre as dimensões e alavancas para a transformação digital de grandes corporações, comece por aqui.

Como já introduzimos no primeiro artigo, a dimensão de Dados e Tecnologia traz à tona as dores de grandes corporações no que enseja a gestão de informações em ativos digitais. A impossibilidade de gerar conclusões e insights sobre eles, causa retardo significativo em melhorias de processos que poderiam ser realizadas em tempo real, caso estes dados fossem extraídos e estivessem integrados a todas as ferramentas da corporação.

Em um momento em que integração de informações é algo decisivo para tomada de decisões por pessoas ou por sistemas automatizados, esse ponto parece de suma importância para a evolução de sua empresa do nível Iniciante à Líder Digital, não acha?

Vamos entender melhor:

O estudo DMR – Digital Marketing Readiness, menciona que apenas 2% das grandes corporações que participaram da pesquisa já usam visão 360° e CDP – Customer Data Platform, enquanto 58% ainda estão no nível Iniciante de maturidade digital, sem estruturas de integração de dados e gerando análises ad hoc

Podemos notar que há uma clara oportunidade de destaque e crescimento no mercado, já que a movimentação de grandes corporações para o rumo da transformação digital ainda é lento. 

Quando falamos da alavanca “Uso de Dados” falamos sobre o enriquecimento de informações próprias, de sua corporação, por dados de terceiros, o que só é possível por meio de integrações. Não é uma tarefa simples em uma grande corporação onde ferramentas diversas são utilizadas para diferentes atividades. Mas é possível!

Combinando essa alavanca com a segunda, “Uso de Tecnologia”, que fala sobre ferramentas integradas, imaginemos uma única plataforma capaz de se integrar com as redes sociais de sua empresa, canal do Youtube, ferramentas de workflow, ERPs e tudo o mais que possuir uma API (simplificando o “tecnologiquês”). Claro, isso também resulta na combinação com a terceira alavanca “Integração com a área de TI”, afinal eles serão responsáveis por verificar todas as particularidades. Conseguiu imaginar? 

A Yapoli é essa plataforma, um DAM, que se posiciona como um meio dentro do ecossistema digital corporativo, justamente para que todos os ativos digitais de sua empresa estejam centralizados em um ambiente seguro, integrável e mensurável. Que não só auxilia na governança dos ativos digitais como também atua de forma inteligente sobre eles gerando insights e melhorando significativamente os processos de grandes corporações. 

Como uma plataforma integradora, a Yapoli funciona com as informações alimentadas por ferramentas terceiras que permitem o enriquecimento do papel e importância de cada ativo digital. Por meio de características e pelo detalhamento de informações recebidas, a Yapoli consegue entender quais são os ativos digitais que que são mais eficientes.

No próximo artigo traremos a dimensão de Investimento e Mensuração, onde refletiremos sobre as alavancas em que a Yapoli apoia grandes corporações rumo à transformação digital

Uma plataforma DAM inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais para a indústria de forma simples, segura, prática, rápida e, principalmente, mensurável.