top of page

Blog da Yapoli

Transformação digital: 9 alavancas rumo à liderança digital das grandes corporações

Atualizado: 16 de nov. de 2023


Transformação digital: 9 alavancas rumo à liderança digital das grandes corporações
Transformação digital: 9 alavancas rumo à liderança digital das grandes corporações

Está sem tempo? Leia o resumo.

 

O termo transformação digital está presente constantemente no seu dia a dia, mas você não sabe por onde começar ou como aplicar isso em sua empresa, certo? A transformação digital é um tema muito amplo e mal disseminado na maioria das grandes corporações.


Por isso, traremos em uma série de 5 artigos as 9 alavancas necessárias e que ajudarão sua empresa a iniciar ou avançar no caminho rumo à liderança digital.


Nos baseamos no estudo DMR – Digital Marketing Readiness – publicado pela McKinsey em parceria com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), em 2019, que tinha como objetivo principal traçar o panorama de maturidade do marketing digital no Brasil e que trouxe as boas práticas adotadas por empresas líderes de mercado com a intenção de definir um roadmap para a evolução nesse campo tão crítico para o sucesso das empresas.


Apesar do foco do estudo ser o marketing digital, conseguimos extrair dele diversos aprendizados e replicar o roadmap exclusivamente para a transformação digital das grandes corporações líderes de mercado – qualquer que seja o seu mercado.


Neste primeiro artigo introduziremos as 4 dimensões em que se fundamenta o estudo, as classificações frente a maturidade (Iniciante, Emergente, Ascendente e Líder Digital) e mostraremos como um DAM (Digital Asset Management) como a Yapoli se guia por essas premissas, apoiando seus clientes.

A governança e a gestão de seus ativos digitais são imprescindíveis para que sua empresa navegue de forma mais tranquila pelos oceanos da maturidade digital.

Vamos a elas:

1) Pessoas, processos e cultura

Principal dimensão nesta jornada, nos lembra que, pessoas empoderadas e com autonomia, comprometidas com mudanças efetivas de processos, transformam a cultura de uma grande corporação.


A dificuldade normalmente está em ter equipes multidisciplinares, capazes de lidar com processos cada vez mais mensuráveis para que se tornem mais ágeis e assertivos. Incentivar as equipes na prática e não somente no discurso “disruptivo”. Transpor barreiras burocráticas é dolorido, mas é o único caminho a trilhar para a transformação digital.


Neste artigo você encontrará mais detalhes de como evoluir na primeira dimensão com o uso de um DAM.


2) Dados e tecnologia

As grandes corporações têm dificuldade de gerir suas informações e seus ativos digitais, estes que por sua vez, são menosprezados. Gerar dados, informações e insights sobre eles, usá-los para ações e positivações em canais terceiros em tempo real então, parece algo muito distante. 


Nesta segunda dimensão rumo à maturidade digital, é preciso dar os primeiros passos em direção à adoção de ferramentas e processos que garantam autonomia para as equipes na execução de tarefas simples. Por meio da Yapoli e do uso de Inteligência Artificial (IA), é possível entender melhor os ativos e acelerar processos de automação agregando na integração de demais ferramentas da empresa e de terceiros.


Aqui você encontrará mais informações sobre como a Yapoli atua gerando insights sobre seus ativos digitais.


3) Investimento e mensuração

Terceira dimensão nesta jornada, investimentos e mensuração dentro do cenário de estudo da McKinsey, seria o tanto que a empresa investe em campanhas para o quanto essas campanhas trariam de retorno, mas trazendo para nossa realidade, podemos falar sobre investir em uma plataforma DAM e o quanto de retorno positivo esse investimento traz. 


As grandes corporações ainda estão distantes deste ponto da jornada, a dificuldade de enxergar os benefícios de uma plataforma como a Yapoli impacta diretamente na corrida pela transformação digital.


Se faça as seguintes perguntas: Sua empresa ainda tem ativos digitais descentralizados? Correndo o risco de multas e processos judiciais por uso indevido de algum ativo fora de vigência que sua agência externa publicou? Não consegue saber qual foi a performance daquela imagem no seu e-commerce? Ou o quanto seus funcionários estão compartilhando determinados arquivos que deveriam ser restritos e confidenciais?


Nenhum repositório traz essas informações, não é? Google Drive, DropBox, sua Intranet? Bom, mostraremos a diferença que ter um DAM traz para sua empresa


4) Jornada e experiência com a marca

A capacidade de centralizar e armazenar todos os ativos digitais de sua empresa em um único lugar, distribuí-los de maneira organizada, ágil, integrada com diversas ferramentas, suas redes sociais e seu e-commerce, com trilha de auditoria, sem riscos de uso de uma versão desatualizada e ainda com relatórios de KPIs (Key Performance Indicator) em tempo real. 


Com a Yapoli isso é possível.


Saiba mais sobre a última dimensão dessa jornada aqui.


Não importa se sua empresa está ainda engatinhando na estrada da transformação digital, a Yapoli agrega em todas as fases do processo, desde clientes classificados como Iniciantes, que não sabem sequer como organizar sua hierarquia na plataforma, até aqueles que buscam entender por meio de IA quais materiais performam melhor em seu e-commerce e redes sociais.

No próximo artigo (segundo desta série de 5) nos aprofundaremos na dimensão Pessoas, processos e cultura e mostraremos como a Yapoli agrega, como um DAM, a alcançar a maior eficiência possível.


Até lá 😉


A Yapoli é um meio para que suas ferramentas se comuniquem de forma automatizada, impulsionando sua empresa para que ela se torne uma Líder Digital. Uma plataforma DAM (Digital Asset Managementinteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais para as corporações de forma simplessegurapráticarápida e, principalmente, mensurável.



bottom of page