Quais as vantagens do uso de plataformas de Gestão de Ativos Digitais (DAM)?

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é plataforma de Gestão de Ativos Digitais (mais conhecida como DAM – Digital Asset Management)

DAM é uma categoria de software que consiste basicamente em centralizar, padronizar, distribuir e, principalmente, gerenciar os arquivos digitais para que todos os envolvidos nos processos da indústria como trade marketing, customer marketing, brand development, vendas, sales capabilitites, project management, entre outros, possam consumir ativos digitais sempre aprovados, atualizados e centralizados de maneira rápida e segura.

Quais as vantagens do DAM

O uso de plataforma DAM para a gestão de arquivos digitais traz inúmeros benefícios (eu escrevi um artigo sobre os benefícios da plataforma DAM para a indústria em Agosto/2019) mas também muitas vantagens que ajudam a otimizar a operação na cadeia de negócios, principalmente se a indústria necessita distribuir seus ativos digitais por uma cadeia muito capilarizada e complexa:

  • Economia de Tempo e Custo na busca por ativos através de metadados definidos e usados para “taggear” todos os seus ativos digitais. Isso lhe dará uma economia de tempo preciosa na hora de realizar buscas por ativos em um repositório. Usuários poderão encontrar os ativos que necessitam muito facilmente economizando tempo para tarefas mais importantes do negócio. Além disso, como a plataforma DAM torna fácil a busca por ativos, ela elimina o tempo e custo de recriação (refação) dos ativos quando não eram encontrados. Soma-se aí todo o tempo e custo que seriam gastos com agências e produtoras de conteúdo, fotos, vídeos, textos, contratos com celebridades, etc.
  • Facilidade de reutilizar e redirecionar ativos – plataforma DAM não só permite que você encontre os ativos rapidamente mas também simplifica o processo de edição, reutilização, redirecionamento e redistribuição dos ativos.
  • Automação de Workflows – uma plataforma DAM permite essa funcionalidade uma vez que os usuários podem ser alertados sempre que uma nova versão dos ativos que ele utiliza são carregadas na plataforma mantendo a consistência dos mesmos nos seus projetos.
  • Garantia de Consistência de Marca – com o uso de ativos sempre atualizados, íntegros, aprovados e, principalmente, enriquecidos, a indústria garante a consistência das comunicações da marca. Como todos os ativos digitais são “taggeados” e gerenciados a indústria pode assegurar que todos os ativos antigos ou desatualizados da sua marca estarão arquivados automaticamente e não serão indevidamente utilizados. Isso reduz drasticamente o risco e a responsabilidade pela inconsistência da marca.
  • Maximização do valor do ativo – Como todos os seus ativos estarão armazenados em um repositório central de fácil e rápido acesso, seus funcionários e usuários da plataforma terão o poder ao alcance das mãos para acessar qualquer ativo que necessita na hora em que precisa aproveitando o potencial dos ativos, principalmente em situações adversas como time de campo, time de vendas na ponta da cadeia onde os recursos para o acesso aos ativos são limitados, a capilaridade da cadeia é extensa e a possibilidade de perda de negócios por uma falha na comunicação da marca é muito grande.
  • Utilização de Análise de dados – Plataformas DAM mais robustas incluem ferramentas que permitem sua organização realizar previsão de receita uma vez que ela analisa o consumo dos ativos nos diversos canais de comunicação; pesquisa de mercado uma vez que permite a análise de utilização dos ativos nas áreas geográficas e consegue mapear e confrontar onde os ativos são mais utilizados x onde está meu time de vendas; e por último análise dos dados de consumo por área, por região, por mercado, por ativo em toda a indústria trazendo grandes insights para futuros momentos de criação de novos ativos para novas campanhas da marca.
  • Suporte ao crescimento do negócio – Tendo uma plataforma DAM centralizada de todos os ativos digitais significa que você pode facilmente treinar novos funcionários e novos usuários na cadeia de distribuição de ativos para utilizar o sistema fazendo com que erros sejam minimizados.

Enfim, são inúmeras vantagens no uso de plataforma DAM e os desafios podem ser facilmente contornados na escolha de um bom fornecedor da plataforma (você pode ver meu artigo sobre Quais os desafios do uso de plataforma de Gestão de Ativos Digitais-DAM aqui). Posteriormente vou fazer um artigo sobre as diferenças entre plataforma DAM e plataforma de Armazenamento de Arquivos.

Entendo as necessidades do seu negócio, as necessidades de todos os players da sua cadeia produtiva, a complexidade de canais e da comunicação da sua marca, as vantagens e desafios e, principalmente, as diferenças entre os dois modelos de plataformas (DAM e File Storage) fica fácil visualizar se já não está na hora de migrar seus ativos para uma plataforma DAM que é especializada para este fim.

Agora que você já entendeu as vantagens e desafios da gestão de ativos digitais para a Indústria, descubra a Yapoli:

Uma plataforma inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais para a indústria de forma simples, segura, prática, rápida e, principalmente, mensurável.