O que é Digital Asset Management (DAM)?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre digital asset management, ou simplesmente DAM.

Essa solução é a proposta fundamental do Yapoli. Por isso, o universo que a envolve é o norte deste blog.

E para que você fique bem informado e acompanhe sempre o nosso conteúdo, no post de hoje vamos apresentar o que é, de fato, o digital asset management.

O conceito de Digital Asset Management

DAM é uma categoria de software que consiste basicamente em centralizar, padronizar e distribuir arquivos digitais para que todos os envolvidos nos processos de trade marketing possam consumir ativos digitais sempre atualizados e centralizados.

Para a Yapoli, este é o ponto principal. Afinal, o nosso foco é essencialmente fazer a gestão de ativos digitais, sobre os quais falaremos a seguir.

A importância dos ativos digitais

Para compreendermos realmente o DAM, é importante entendermos o conceito de ativos digitais.

Toda empresa produz ativos digitais, ou digital assets: são planilhas, documentos, apresentações, vídeos, áudios, imagens. Esses ativos têm grande valor e são considerados patrimônio da empresa.

Na cadeia de consumo e trade marketing – produção (indústria), distribuição (sell in) e comercialização (sell out) –, são inúmeras as pessoas e entidades envolvidas em diferentes workflows, funções, mecanismos e prazos de execução.

Não raramente, esses diversos processos ocorrem em locais geograficamente distantes, o que pode dificultar a gestão de ativos. E é exatamente neste ponto que o digital asset management se torna essencial.

A importância do DAM na gestão de ativos

O digital asset management é uma solução que nos possibilita uma diversidade de funcionalidades para fazer uma eficiente gestão de ativos.

A seguir, vamos conhecer as funções primárias, que são:

  • Centralização dos ativos digitais em uma mesma base para manter o histórico, a consistência e a integridade dos arquivos;
  • Padronização de dimensões, nomenclaturas (taxonomia), agrupamentos, atributos e categorias para facilitar o acesso e o controle dos arquivos;
  • Distribuição entre os diversos perfis de profissionais e empresas que precisam utilizar os ativos digitais em suas mais variadas funções.

Sabendo disso, é possível percebermos por que ter um gerenciador de ativos digitais com certeza ajuda as empresas a eliminar barreiras na otimização de seus fluxos.

O digital asset management elimina os processos manuais, propiciando a otimização do tempo de todo o processo do trade marketing. Além disso, essa solução serve para gerenciar um patrimônio digital, por vezes desprezado pelas empresas, que é crucial para o desenvolvimento das operações.

Agora que você já entendeu o que é e para que serve um DAM, descubra a Yapoli:

Uma plataforma inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais para a indústria de forma segura, prática, rápida e mensurável.