top of page

Blog da Yapoli

5 motivos para sua agência contratar um DAM agora

Atualizado: 16 de nov. de 2023


5 motivos para sua agência contratar um DAM agora
Motivos para sua agência contratar um DAM agora

Está sem tempo? Leia o resumo.

 

Plataformas DAM, como a Yapoli, têm seu uso difundido principalmente em grandes corporações, mas você, agência de publicidade, branding, criação e marketing, produtora, já pensou nos benefícios de utilizar uma plataforma de gestão de ativos digitais? Apesar de cada tipo de agência oferecer tipos distintos de serviços, há uma coisa que elas compartilham em comum: todas criam uma tonelada de ativos digitais, diariamente. Peças para redes sociais, apresentações, campanhas on e off-line, todo tipo de imagem ou vídeo é um conteúdo digital. Com vários clientes pode ser um verdadeiro desafio centralizar e distribuir esses conteúdos digitais de forma organizada e eficiente.


Sua agência utiliza os métodos mais arcaicos e comuns de compartilhamento desses ativos digitais, podemos apostar: anexos de e-mail, ferramentas de transferência de arquivos e pastas compartilhadas em ferramentas de armazenamento de arquivos. Ao invés de trafegar esses ativos digitais por esses meios, e correr o risco de perdê-los no processo, porque não usar um DAM?


A seguir, vamos apresentar 5 motivos irrefutáveis para contratar um agora mesmo. Vamos lá?

1. Uma biblioteca digital para você e seus clientes

O DAM é a única fonte de verdade para ativos digitais

Dizem todos os usuários que utilizam uma plataforma de gestão de ativos digitais. A Yapoli, como DAM, permite que você centralize e organize o conteúdo digital dos seus clientes como uma biblioteca digital e única fonte de verdade, já que todos os ativos digitais estarão concentrados em apenas um local de maneira organizada, inteligente e com governança.


Pense nisso como uma maneira intuitiva de encontrar arquivos digitais de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e com segurança ideal. E uma vez que há um sistema sólido em vigor, como nomenclaturas consistentes e uma estrutura previsível para os usuários, fica mais fácil para as equipes de agências e clientes acessarem os ativos digitais.


Na Yapoli a organização de sua biblioteca digital acontece da seguinte maneira:

Item

Conjunto de ativos digitais utilizado para organizar, gerenciar e compartilhar conteúdo digital adequado para seus clientes, canais e fornecedores, de forma segura por meio de permissão de acesso, data de vigência e controle de versões. Um item pode ser composto por diversos tipos de ativos digitais tais como: imagens, vídeos, PDF, 3D, áudio, etc. Taxonomia

Por meio de boas diretrizes e gerenciamento em torno da estrutura hierárquica e classificação dos itens. Melhorando a usabilidade, tornando a experiência dos seus usuários na Yapoli intuitiva.

Metadados

São informações descritivas de um ativo digital que podem incluir informações que estão no arquivo, por exemplo, a data de publicação, tipo de arquivo e qualquer outra informação importante. Os metadados melhoram a localização dos ativos digitais, permitindo que você pesquise com base nos metadados aplicados a um arquivo digital específico. Este é um ponto chave de diferença entre um DAM e plataformas de armazenamento de arquivos, que não permitem metadados.

Os metadados podem ser adicionados manualmente por um usuário ao cadastrar ou atualizar um item, com dados de maior relevância para o seu negócio, por meio de TAG automatizada, que são dados das imagens e vídeos capturados pela nossa IA e, também, por EXIF, que são informações técnicas de captura de imagem.


2. Sua agência está perdendo muito, muito dinheiro

Você já deve ter ouvido, em algum momento, dentro de sua vivência em agências ou produtoras, as seguintes frases:

Alguém sabe onde posso encontrar o “layout x”? Qual fotógrafo precisa ser creditado pela “imagem x”? Quem sabe onde a versão final de “x” é salva? Você pode me reenviar o “arquivo x”? Não consigo encontrá-lo no meu computador. Onde o briefing está salvo no servidor? Com quem posso falar sobre o layout do “x”? Não consigo encontrar a imagem “x” em lugar nenhum.

Esses problemas típicos, ou melhor, ineficiências enfrentadas por equipes criativas e demais departamentos são bastante comuns e são sinais claros de que não estão sendo tão produtivos quanto poderiam ser. Sua equipe está perdendo tempo e sua agência, dinheiro.


Organizar quando se tem um prazo parece um tanto quanto fútil, mas tanto do ponto de vista gerencial quanto do ponto de vista operacional, não podemos esquecer, e deixar de considerar importante, é o time to market que se estende por conta da procura incansável por ativos digitais que deveriam estar em determinado local, em determinada pasta no servidor x.


Algumas das ineficiências que podem acarretar até R$ 1,5 mi de prejuízo para sua agência:

  1. Incapacidade de ter acesso rápido a ativos digitais

  2. Processos de violação de direitos autorais esperando para acontecer, caso sua equipe deixe ir ao ar algo que não devia

  3. Falta de controle de versão dos ativos digitais

  4. Os ativos digitais não estão sendo salvos corretamente

  5. Seus clientes não sabem com quem falar para encontrar seus ativos digitais

  6. Sua equipe vive em um gargalo quando se trata de execução criativa

  7. Necessidade de recriar e recomprar ativos e imagens digitais que “sumiram”

  8. Segurança e proteção dos ativos digitais


3. Nunca mais enviar versão errada para o cliente, nunca mais postar nada fora de vigência ou sem direitos de uso

Uma boa plataforma DAM acompanha todas as alterações que os usuários fazem em seus ativos digitais com controle automático de versão. A Yapoli, além disso, possui um relatório de auditoria em tempo real. O controle de versão fornece aos criativos (e aos que trabalham com ativos digitais) insights mais profundos sobre seus “históricos”.


Sabendo qual ativo digital foi adicionado recentemente à biblioteca, quem possivelmente trabalhou no ativo digital, quais alterações foram feitas, os usuários têm autonomia para baixar uma versão específica, comparar ou retomar os designs que mais gostaram, caso tenham permissão – falaremos sobre restrição de acesso mais adiante.


Além disso, o controle de versionamento evita a divulgação de peças erradas, fora de vigência ou que não eram a versão final a ser publicada.


4. Encontrar tudo o que você precisa de modo rápido, fácil e inteligente

Uma abordagem consistente para a estrutura e taxonomia de arquivos e a aplicação manual de metadados são partes importantes de um sistema DAM devidamente organizado. No entanto, algumas plataformas DAM também oferecem ferramentas de inteligência artificial (IA), como Google Vision ou Amazon Rekognition, para ajudar a garantir que você encontre o que precisa, independentemente de quão bem seus metadados estejam aplicados. Algumas das funcionalidades oferecidas por ferramentas de IA como estas incluem:


• Reconhecimento de imagem • Análise facial (por exemplo, uma cor de cabelo específica) • Detecção de emoções (IA para identificar que tipo de emoção é provocada em um visualizador de imagens) • Pesquisa geográfica (como identificar os principais pontos de referência) • Identificação de ativos semelhantes


Ferramentas de IA que oferecem funcionalidades como essas garantem que, mesmo que você nem sempre tenha metadados fortes e governança de taxonomia, seja possível encontrar a imagem certa.


Outra área interessante da IA ​​é o reconhecimento e a personalização de conteúdo. Algumas ferramentas de IA podem recomendar ativos digitais com base em dados sobre quais ativos digitais apresentam melhor desempenho em diferentes casos de uso ou canais.


5. O pessoal de marketing agradece!

Um dos objetivos de um DAM é tornar o compartilhamento de materiais finais com os clientes, ou de sua equipe interna, com escritórios locais, lojas, equipes de vendas e colegas, perfeita e eficiente – eliminando a recriação e o tempo gasto aguardando o envio dos conteúdos digitais. Seja um catálogo de produto, banner ou foto que precisa ser compartilhada rapidamente – isso pode ser feito das seguintes maneiras:

  1. A Yapoli funciona como um portal de marca. Isso significa que as equipes de marketing, trade marketing, lojas e parceiros locais têm acesso fácil aos materiais mais recentes, eliminando numerosas solicitações para as equipes internas.

  2. Renderizações para um time to market mais rápido: Para tornar o marketing mais transparente, alguns DAMs também têm controle de entrega. Ou seja, os usuários podem criar predefinições para as versões mais desejadas, como uma versão para web, mídia social ou uma versão pronta para impressão. Além disso, os usuários também podem definir suas próprias especificações de download.

  3. Publique em qualquer lugar: dependendo da funcionalidade do DAM, as versões finais dos arquivos geralmente podem ser publicadas no sistema CMS, loja virtual ou gerenciamento de informações do produto (PIM) do usuário para um time to market mais rápido no mercado.


Motivo bônus:

6. A Yapoli armazena, organiza, distribui e otimiza ativos digitais com governança e segurança.

Algumas informações – como os relatórios financeiros de sua empresa – devem ser visualizadas apenas por determinadas pessoas dentro de sua organização. Informações vazadas para as pessoas erradas podem ser prejudiciais à sua organização. Para ajudar com isso, a Yapoli possui controle de permissionamento, o que inclui acesso à:

• Quem pode visualizar os conteúdos digitais.

• Quem pode baixar ativos digitais.

• Quem pode editar ativos digitais.


Isso ajuda a evitar danos organizacionais ou funcionários insatisfeitos. Dependendo de qual sistema DAM é usado, isso geralmente pode ser feito no nível geral da pasta, nos campos de metadados como status, direitos autorais, data ou localização geográfica.


Se você estiver usando o DAM como um portal de marca para ajudar no suporte de marketing para diferentes escritórios, os administradores podem conceder aos membros da equipe internos e externos certos direitos de acesso ao portal da marca, por meio do qual eles podem fazer upload e download do conteúdo específico de que precisam.


A maioria dos DAMs possui sistemas de segurança que ajudam a proteger os ativos digitais privados e confidenciais de cair nas mãos erradas. A Yapoli é um DAM nascido dentro dos moldes da LGPD e GDPR, com plena capacidade de proteger os conteúdos digitais de seus clientes.


Solicite a sua demonstração para conhecer a Yapoli. Plataforma DAM que atua na governança, gestão, distribuição e otimização dos conteúdos digitais, centralizando-os, com trilha de auditoria, dentro dos parâmetros da LGPD e GDPR, com relatórios em tempo real e inteligência por trás dos ativos digitais, integrando o ecossistema digital. Gerando economia de até R$ 1,5 milhão, erradicando as ineficiências da cadeia de gestão e distribuição de ativos digitais de sua agência ou produtora.



bottom of page