top of page

Blog da Yapoli

5 benefícios da gestão de ativos digitais para o Trade Marketing

Atualizado: 16 de nov. de 2023


5 benefícios da gestão de ativos digitais para o Trade Marketing
Benefícios da gestão de ativos digitais para o Trade Marketing

O trade marketing é uma parte importante na estratégia de marketing das organizações que planejam maximizar as vendas e a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos-de-venda. É, consequentemente, uma disciplina de marketing que orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes, ou prestadores de serviços, e os canais de venda, pelo entendimento das necessidades entre marcas/produtos, pontos-de-venda e consumidores.


Na era da informação, o uso de tecnologias para gestão das operações de trade marketing, como gestão da equipe de campo nos pontos-de-venda, controle de estoques e treinamento de promotores se torna fundamental para qualquer empresa. Recentemente vêm surgindo uma nova necessidade derivada de novas ondas de inovação e de plataformas digitais e que trouxe bastante complexidade e alguns desafios. É a necessidade de gestão dos ativos digitais que circulam por toda a cadeia de trade marketing pelos diversos players dentro e fora das empresas. É a possibilidade de fazer com que os conteúdos digitais atualizados e aprovados das empresas cheguem até a ponta final da cadeia por meio de um modelo de gestão de ativos digitais DAM (acrônimo de Digital Asset Management – Gestão de Ativos Digitais).


A concepção deste modelo traz alguns importantes benefícios para o trade marketing:

  1. Fortalecimento de Brand Equity (valor de marca) é, talvez, o principal benefício da gestão de ativos digitais, significa manter a força (equidade) da marca em todos os canais e pontos de vendas, físicos ou on-line, uma vez que TODOS os ativos digitais distribuídos em todos os canais seguem o mesmo padrão, são consistentes e mantém a mesma qualidade e versão. Uma plataforma de gestão de ativos digitais garante que o conteúdo criado para dar sustentação ao seu Brand Equity é o mesmo distribuído em todos os canais digitais e pontos físicos de venda.

  2. Money Saving (economia de dinheiro) é obtido de várias formas, por exemplo, uma plataforma de gestão de ativos digitais reduz drasticamente o tempo de busca de um ativo digital específico em relação às plataformas de armazenamento de arquivos; reduz, também, o tempo de manutenção desse ativo; traz facilidade no armazenamento e pesquisa (que dependendo da plataforma pode utilizar métodos de busca usando inteligência artificial, chatbots ou voice-search (busca por voz); reduz o volume de ativos perdidos e não utilizados facilitando as buscas e diminuindo espaço no ambiente de armazenamento de nuvem; e, finalmente, reduz o head count (pessoal envolvido) utilizado para a manutenção e operação do processo de gestão dos ativos que, em muitas empresas, ocorre manualmente, com gestão de aprovação de perfil de acesso por e-mail, e outras solicitações.

  3. Redução de disputas legais que ocorrem com frequência quando uma marca se associa a celebridades por meio de contratos de direitos de imagem e direitos autorais que, na maioria das vezes, além de terem um período de tempo de uso, podem ter restrições de uso em determinados mercados (locais), canais e até dispositivos. Uma plataforma de gestão de ativos digitais gerencia as autorizações de uso dos ativos digitais que tem determinadas restrições e facilita o uso e a distribuição legal dos ativos aprovados de forma correta eliminando as disputas legais resultantes do uso indevido de ativos não autorizados.

  4. Melhoria de performance nas buscas é outro benefício muito importante principalmente para o time de marketing. Uma boa plataforma de gestão de ativos digitais possibilita ao gestor criar a taxonomia e os metadados para os ativos da empresa e, com isso, ajudar  na etiquetagem dos conteúdos digitais nos diversos canais da empresa melhorando satisfatoriamente a performance de busca de tais ativos. Além disso ajuda o gestor a criar versões mais otimizadas dos ativos (arquivos mais leves) que facilitam o carregamento e melhoram o score de SEO (Search Engine Optimization).

  5. Segurança da informação e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é hoje o principal problema que as empresas têm na distribuição de seus ativos digitais uma vez que a cadeia de trade marketing pode ser bastante complexa e pode trazer inúmeros players (usuários) externos acessando conteúdos dentro de seus repositórios e colocando a segurança da informação da empresa em risco. A estratégia de trade marketing das empresas incluem diversos players como agências de criação de conteúdo, veículos de comunicação e distribuição de conteúdo (em diversos canais on e off-line), plataforma de marketplaces (onde a marca possui lojas digitais), plataformas de e-commerce próprio ou de parceiros, lojas físicas de ON e OFF-TRADE (bares, restaurantes, supermercados, lojas), enfim, e todos eles têm a necessidade de veicular seus ativos mais atualizados e aprovados em todos os meios. O risco é COMO a empresa consegue distribuir e gerenciar o acesso de toda essa camada aos repositórios internos de ativos sem que a segurança da informação seja exposta? Uma plataforma de gestão de ativos digitais ajuda a definir e delimitar o acesso de players (internos ou externos) a qualquer conteúdo e os distribui a qualquer player de forma segura e sem comprometer a segurança ou criar vulnerabilidade nos ambientes internos da empresa (rede, servidores). Além disso ela armazena somente os dados essenciais dos usuários para a operação da plataforma, não incluindo aí dados sensíveis como cor, raça, gênero e nem dados pessoais que possam identificar o usuário (como telefone, endereço, CPF, entre outros…) somente os dados necessários para a operação como NOME e E-MAIL.

O primeiro passo é a descoberta da necessidade de utilizar plataformas especialistas em gestão de ativos digitais e criar os processos internos para facilitar toda a distribuição de conteúdos digitais para toda a cadeia do trade marketing. Isso trará outros benefícios intangíveis também para o time de Tecnologia da Informação como redução do uso de licenças, portabilidade, escalabilidade e custo de armazenamento.


O segundo passo é uma mudança de cultura de que soluções temporárias como CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) ou Microsoft Sharepoint ou outras plataformas de armazenamento de arquivos não replicam a profundidade de uma plataforma DAM (Digital Assets Management). O esforço técnico requerido para transformá-las em um DAM seria substancial. Haveria ainda uma grande lista de funcionalidades que não seriam aproveitadas quando comparadas a uma plataforma especialista em gestão de ativos digitais que foi desenvolvida especificamente para esse fim.


Agora que você já entendeu os benefícios da gestão de ativos digitais para as organizações, descubra a Yapoli:


A Yapoli é uma plataforma inteligente, feita para a governança, gestão e distribuição de ativos digitais para grandes corporações.


Case Havaianas de Gestão Ativos Digitais (DAM) para Trade Marketing


Como a Yapoli, uma plataforma que conecta gestão e governança de materiais digitais, apoia a Havaianas na gestão e distribuição de ativos digitais erradicando o consumo e distribuição de materiais desatualizados, fora de compliance e fora de vigência.

bottom of page