top of page

Blog da Yapoli

Qual a relação entre GED e DAM?


Qual a relação entre GED e DAM?
Relação entre GED e DAM

 

Já sabemos como um DAM (Digital Asset Management) atua dentro do ecossistema de grandes corporações. Já mencionamos que a Yapoli enquanto DAM também se encaixa no conceito de Plataforma de Gestão de Conteúdo (Content Suite). Vejamos agora como a Yapoli se encaixa em um outro conceito que se espalhou no Brasil nos anos 90 e que desde então vem sofrendo diversas evoluções: o GED.


O que é GED?

Acrônimo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou Gestão Eletrônica de Documentos, GED é a classificação de plataformas que se relacionam diretamente com princípios de economia e eficácia na produção e no uso de documentos (conteúdo). Onde a informação deve estar disponível no lugar certo, na hora certa e para as pessoas certas.


Plataformas GED permitem a gestão de documentos digitais de forma ágil e assertiva, centralizando, distribuindo e controlando o fluxo de documentos digitais dentro de uma corporação, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.


Essa categoria de software se assemelha a outro acrônimo: ECM (Enterprise Content Management). Há teorias inúmeras sobre o surgimento de cada um desses conceitos, o mais difundido traz o ECM como uma evolução do GED, com acréscimo de workflow, interpretação dos dados armazenados, assim, produzindo conhecimento. Isso soa familiar?


Yapoli como GED

O conceito de GED e ECM, ou melhor definindo, a classificação de softwares de gestão de ativos digitais ou não, têm diversas intersecções. A centralização, organização, gestão e distribuição são premissas da maioria, portanto as coisas começam a se distinguir quando adicionamos features (atributos) que possibilitam saber o que ainda é útil, por exemplo.


Inteligência artificial, integrações, governança, relatórios em tempo real, extração de informações e características dos ativos digitais são funcionalidades que destacam a Yapoli em comparação a plataformas com posicionamento GED, ECM, DAM, Content Platform, auxiliando grandes corporações na empreitada de, enquanto DAM, organizar, gerir, centralizar e distribuir os ativos digitais. A Yapoli, atua na governança, gestão, distribuição e otimização dos materiais digitais, centralizando-os, com trilha de auditoria, dentro dos parâmetros da LGPD e GDPR, com relatórios em tempo real e inteligência por trás dos assets, integrando o ecossistema digital. Gerando economia de até R$ 1,5 milhão, erradicando as ineficiências da cadeia de gestão e distribuição de ativos digitais da sua corporação.



bottom of page