top of page

Blog da Yapoli

Transformação digital: Investimento e Mensuração

Atualizado: 16 de nov. de 2023


Transformação digital: Investimento e Mensuração
Transformação digital: Investimento e Mensuração

Está sem tempo? Leia o resumo.

 

Estamos no quarto artigo – de uma série de cinco – sobre como grandes corporações estão  posicionadas na jornada rumo à liderança digital. Já vimos, nos artigos anteriores, a dimensão de Pessoas, Processos e Cultura, além de Dados e Tecnologia. No artigo de hoje, veremos a a terceira dimensão abordada no artigo “O Estado do Marketing Digital no Brasil: 14 alavancas para atingir a maturidade”, da McKinsey, que é a dimensão de Investimento e Mensuração


Essa dimensão fala sobre como grandes corporações estão investindo em plataformas integradas, que podem fornecer dados e insights que melhorem sua performance e justifiquem, por sua vez, seus investimentos.


Mas, agora nos perguntamos, as grandes empresas estão realmente olhando para isso? Elas acreditam que isso impacta significativamente em seu caminho para atingir a maturidade digital? Bom, de acordo com a pesquisa DMR – Digital Marketing Readiness –apenas 1% das corporações entrevistadas no estudo tem essa consciência e estão neste momento. 


Olhando especificamente sobre a perspectiva de Marketing, a capacidade de entender e dominar cada métrica de cada campanha veiculada, em cada canal e seus respectivos formatos, exige a integração de informações de engajamento em vendas que vão compor os diversos cenários da jornada do cliente. Por exemplo: e-commerce, redes sociais, aplicativos, DSPs, portais, marketplaces, apps, e canais off-line – quando passíveis de mensuração – principalmente em ambientes omnicanais (concentração de todos os canais utilizados por uma empresa, on e off-line).

O que é efetivo de fato? Quais as características dos criativos da campanha, canal ou formato influenciam a jornada do seu consumidor?

O cenário que temos comumente em grandes corporações é aquele em que: Sabemos o que é investido e onde é investido. Sabemos também o quanto de engajamento foi gerado no total, mas não sabemos quais características criativas, formatos e canais foram predominantes e influenciaram no objetivo do negócio, por exemplo, vendas.


O investimento não é só na veiculação, mas também na produção criativa, seja um banner ou um filme para TV.


O que é levado em consideração quando você investe nos novos criativos? Quais são os critérios? O que você mensurou no passado e que apresentou resultados?


A grande maioria das corporações não sabe onde exatamente está acertando em sua comunicação. Quando falamos da alavanca Uso de canal digital como canal gerador de vendasfalamos exatamente do aspecto em que a Yapoli auxilia sua empresa a se destacar rumo à transformação digital.


Normalmente, essas informações de performance não estão sob o poder e conhecimento de sua equipe. Principalmente nos casos em que sua empresa possui uma ou mais agências externas, digitais, de publicidade e/ou de performance – a comunicação entre elas pode nem existir- e é bem provável que você tenha uma visão distorcida de como as campanhas e seus respectivos criativos estão performando na jornada de seus clientes.


A Yapoli, como DAM, permite que suas ferramentas digitais, inclusive as utilizadas por terceiros, se integrem e centralizem todas as peças, mídias, filmes, documentos, dados e informações em uma mesma plataforma sob a mesma governança. Sendo capaz de centralizar, fazer a gestão dos ativos digitais e distribuí-los, além de também analisá-los, gerando insights e mensurando quais as características dos seus ativos digitais que mais converteram em sua campanha.


Ajudando grandes corporações a mensurar e direcionar de maneira inteligente e objetiva, investimentos em comunicação que performará melhor e, consequentemente, converterá/engajará/venderá mais.


Ainda temos um último artigo rumo à maturidade digital, onde falaremos sobre Jornada e Experiência. Continue com a gente para descobrir todos os benefícios da Yapoli para grandes corporações que desejam se tornar líderes digitais.


A Yapoli é uma plataforma DAM inteligente que otimiza a gestão e distribuição de arquivos digitais para as corporações de forma simples, segura, prática, rápida e, principalmente, mensurável.



bottom of page