top of page

Blog da Yapoli

O que é Gestão de Ativos Digitais?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


O que é Gestão de Ativos Digitais?
Gestão de Ativos Digitais também conhecido como DAM - Digital Asset Management

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre digital asset management, ou simplesmente DAM.


O conceito de Digital Asset Management

DAM é uma categoria de software que consiste basicamente em centralizar, padronizar e distribuir arquivos digitais para que todos os envolvidos nos processos de trade marketing possam consumir ativos digitais sempre atualizados e centralizados.

Para a Yapoli, este é o ponto principal. Afinal, o nosso foco é essencialmente fazer a gestão de ativos digitais, sobre os quais falaremos a seguir.


Ativos digitais


Para compreendermos realmente o DAM, é importante entendermos o conceito de ativos digitais.


Toda empresa produz ativos digitais, ou digital assets: são planilhas, documentos, apresentações, vídeos, áudios, imagens. Esses ativos têm grande valor e são considerados patrimônio da empresa.


Na cadeia de consumo e trade marketing – produção (indústria), distribuição (sell in) e comercialização (sell out) –, são inúmeras as pessoas e entidades envolvidas em diferentes workflows, funções, mecanismos e prazos de execução.


Não raramente, esses diversos processos ocorrem em locais geograficamente distantes, o que pode dificultar a gestão de ativos. E é exatamente neste ponto que o DAM se torna essencial.


O DAM na gestão de ativos digitais


O digital asset management é uma solução que nos possibilita uma diversidade de funcionalidades para fazer uma eficiente gestão de ativos.

A seguir, vamos conhecer as funções primárias, que são:

  1. Centralização dos ativos digitais em uma mesma base para manter o histórico, a consistência e a integridade dos arquivos;

  2. Padronização de dimensões, nomenclaturas (taxonomia), agrupamentos, atributos e categorias para facilitar o acesso e o controle dos arquivos;

  3. Distribuição entre os diversos perfis de profissionais e empresas que precisam utilizar os ativos digitais em suas mais variadas funções.

Sabendo disso, é possível percebermos por que ter um gerenciador de ativos digitais com certeza ajuda as empresas a eliminar barreiras na otimização de seus fluxos.


O DAM elimina os processos manuais, propiciando a otimização do tempo de todo o processo do trade marketing. Além disso, essa solução serve para gerenciar um patrimônio digital, por vezes desprezado pelas empresas, que é crucial para o desenvolvimento das operações.


Agora que você já entendeu o que é e para que serve um DAM, descubra a Yapoli:

A Yapoli é uma plataforma inteligente, feita para a governança, gestão e distribuição de ativos digitais para grandes corporações.



Case Havaianas de Gestão Ativos Digitais (DAM) para Trade Marketing


Como a Yapoli, uma plataforma que conecta gestão e governança de materiais digitais, apoia a Havaianas na gestão e distribuição de ativos digitais erradicando o consumo e distribuição de materiais desatualizados, fora de compliance e fora de vigência.


bottom of page